Wednesday, March 28, 2007

É Genésio...

Terça-feira, 20 hs. Eu no segundo evento do dia, me sentindo exausta. Pé doendo por causa do salto, cansada de sair do trabalho todos os dias depois das oito da noite. Aí chega Genésio, o garçom. Um homem dos seus trinta e poucos anos. Me conta que já está trabalhando há mais de 30 horas sem dormir. Dois eventos na segunda, dois na terça. "Nem tiro mais essa roupa (uniforme). Vc me vê na rua com ele o tempo todo. Não dá tempo", confessa o moço, que, apesar de tudo, continuava bem humorado. O sujeito saiu do trabalho na segunda de madruga e teve que andar 3 km até o ônibus mais próximo. Foi em casa, tomou banhou, viu o cachorro e voltou pro trabalho. "Dá a sensação de que a gente descansou", ele diz.
21 horas, eu sento e assisto à apresentação do gringo da HP. O Genésio está carregando cadeiras pra lá e pra cá. 21h30, estou assistindo a apresentação do Marcelo Tas. O Genésio está carregando bandejas com pratos, copos e talheres. 22 horas, eu me despeço do cliente, chamo um táxi que a empresa vai pagar e vou pra minha casa ver o paredão do BBB7. O Genésio vai continuar de pé, trabalhando, até pelo menos meia noite e depois vai se ferrar pra pegar um ônibus pra casa pra ver o cachorro... pq já tinha um café da manhã no dia seguinte que ia fazer ele chegar ao trabalho às 4h30 da manhã.
O Luiz sempre diz que não dá pra comparar os problemas das pessoas, pois cada problema tem a importância que cada um sente, mas eu não consigo deixar de me sentir uma hipócrita filha da puta, como a maioria dessa classe média decadente, reclamando de barriga cheia.
Eu fui dormir me perguntando como é que os Genésios aguentam essa vida de exploração. Praticamente sem perspectiva de mudança ou melhora e não se revoltam. Como é que pode?

2 comments:

Luiz Pattoli said...

Realmente não dá pra comparar o sofrimento das pessoas. Mas isso não quer dizer que a gente não possa se sensibilizar ao ver alguém numa situação que a gente sabe que é muito foda!

Unknown said...

Eu já te disse que eu amo você?
Amo por isso e por tantas outras coisas.
Pela pessoa linda que você é, capaz de se indignar. Tanta gente já perdeu essa capacidade, mas não você.
Você é aquele tipo de gente que faz valer a pena estar nesse planeta de merda.